O Anjos e a Batalha Espiritual

O Ministério dos Anjos

Temos muitas referências bíblicas que nos falam do ministério Angelical, porém, fica difícil fazer uma associação de tais eventos de uma forma não-sistemática.
Uma coisa interessante par nós sabermos é que os Anjos, também são importantes aliados nas Batalhas Espirituais que travamos nos nossos dias.
São importantes armas de apoio.
Este estudo faz parte do nosso Manual de Batalha Espiritual, Módulo I (Introdução a Guerra Espiritual).
Ø Anjos - Hb 1:13-14 e Sl 91:11: São os anjos de Deus que, quando pedimos à Ele, são enviados como cooperadores na Guerra; Esses anjos são muito úteis e presentes na guerra estratégica e também na guerra a nível solo. Eles servem para qualquer trabalho humanamente impossível. Eles buscam demônios escondidos em alojamentos espirituais, ministram cura física e interior, ministram unções espirituais, cercam lugares para proteção. São seres que são cooperadores e que, ainda que os não possamos ver, são presentes. Dentro das classes de anjos temos os seguintes anjos que podem nos ser úteis:
1. Querubins (*Ez 1,9 e 10): Esses são os anjos responsáveis pela guarda das ordens de Deus, pois todas as vezes que vem à terra estão responsáveis por guardar algo de alguma maneira. No livro do profeta Ezequiel nos Capítulos 1,9 e 10, percebemos sua atuação nas visões sempre abaixo do trono de Deus ou coisa semelhante, isso demonstra que são guardiões, responsáveis pela proteção. Vemos também que quando Deus colocou os querubins em volta do Éden (*Gn3:24) era para guardá-lo. A Arca da Aliança do Senhor era guardada por querubins (*Êx 25:17-20), e isso era para “proteger a Glória de Deus”.
2. Arcanjo: A Palavra de Deus nos adverte em toda a sua extensão a respeito de apenas e somente um arcanjo, as pessoas têm um conceito errôneo de que até mesmo o anjo Gabriel (*Lc 1:19) seria um arcanjo, mas analisando a Palavra de Deus nos percebemos que isso não é uma verdade, pois ele não exerce uma função de arcanjo. Outro conceito errado a respeito do ministério de um arcanjo seria o de que existiam vários arcanjos; A Palavra de Deus nos diz que existe somente um arcanjo, porém os escritos apócrifos (*Tobias 12:15) cita o nome de outro arcanjo, Rafael, mas sabendo da credibilidade duvidosa, teologicamente falando, desses escritos nós não podemos afirmar isso. Mas a Bíblia registra em *Jd 9 a respeito de um arcanjo, Miguel. A função de um arcanjo é comandar os exércitos do Senhor, sendo que eles são os “Coronéis do Exército Celestial” (*Ap 12:7). É o anjo que comanda todas as guerras do Senhor, sendo o anjo de guerra mais poderoso, o comandante geral dos exércitos do Senhor (*Dn 12:1).
3. Serafins(*Is 6: 1-7) São os anjos responsáveis por toda a adoração que assiste diante do trono de dia e de noite. São seres totalmente puros sendo os primeiros seres na adoração celestial. São encarregados de purificar as ofertas de louvores entregues à Deus, e os seus servos como no caso de Isaías, raramente sairiam do céu para executar qualquer tarefa, sendo que sua função é de ministrar um eterno coral de louvores à Deus. A Bíblia só nos deixa os relatos do profeta Isaías para nos falar desses anjos. O fato de eles estarem com duas asas cobrindo os pés, revela uma parte de sua pureza, pois isso significa a separação integral para a sua obra, pois em todo o antigo testamento, estar descalço na presença do Senhor era sinal de reverência à santidade de Deus (*Êx 3:5, *Js 5:15). O fato de estarem com os rostos cobertos com duas asas, revela outro traço do seu caráter, a humildade, pois sendo anjos que estão na presença de Deus de dia e de noite, refletem parte de sua glória. São anjo de fogo, pois no hebraico seu nome vem do verbo Saraph que quer dizer, “chamejante, fogo”.
4. Anjos das Igrejas (*Ap 2 e 3): Os relatos de Apocalipse identificam anjos responsáveis por cuidar de sete igrejas (Número sete apenas simbólico), e a respeito desses anjos, até hoje há controvérsias, se são anjos realmente ou se João estava se referindo aos Bispos de cada uma das igrejas. Olhando por uma ótica espiritual, baseados sempre na Palavra, vemos que os Bispos de uma igreja são realmente como anjos, são responsáveis espirituais de uma igreja, mas também percebemos, pelas experiências que temos, que até mesmo o inferno designa demônios responsáveis para perseguirem a igreja (*Ap 2:20) e que Deus conta com anjos específicos, posicionados nas igrejas, que são os responsáveis por cuidarem de uma igreja, espiritualmente.
5. Anjos das Taças (*Ap 15:7): São os anjos responsáveis por fazer cumpri o propósito da ira de Deus para os fins dos tempos, só que eles já estão em atividade desde o sacrifício de Jesus, e não apenas durante o período do arrebatamento, porém será aí que seus sinais ficarão mais evidenciáveis.
6. Anjos ministradores: Esses anjos têm diversas formas e funções no reino de Deus, sendo que são infinitas as suas possibilidades de agrupamento. Um grande exemplo que temos de anjo ministrador é o de Gabriel. Percebemos que Gabriel é um anjo ministrador de Palavras Proféticas e mensagens divinas específicas (*DN 8:16, Lc 1:19, Lc 1:26). Algo interessante que aconteceu com Gabriel, foi quando ele foi entregar uma mensagem para o profeta Daniel (*Dn 10:13) e foi impedido de passar por um demônio (príncipe da Pérsia), não porque fosse menos poderoso do que um demônio, mas porque a sua função não é guerreira, mas sim mensageira.
Em geral são seres responsáveis por ministrarem as obras de Deus em na terra como entregar mensagens, espalhar as pestilências de Deus na terra, trazer a providência divina, entre outras coisas.