Libertação - Viciados Sexuais

Viciados Sexuais

Texto Base: *Romanos 1:24-32

Vamos analisar o texto a respeito das pessoas que sofrem vícios relacionados a área sexual:

Vs 24:
"Por isso Deus os entregou a impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si."

É necessário analisarmos esse versículo sobre a ótica bíblica de *Tg 1:13-14 que diz:
"Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um pe tentado pela sua própria cobiça, quando o atrai e seduz."

Hános homens, em sentido genérico, uma inclinação moral para o mal e ainda, uma barreira psicológica e espiritual, que nos impede de pecar (Consciência).
A bíblia nos diz que temos que resistir ao mal, mas quando nós não o resistimos no âmbito mental (não resistimos aos pensamentos pecaminosos), abrimos brechas nesta barreira e nos afundamos no pecado:

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós." *Tg 4:7

Satanás aflige as nossas mentes com pensamentos que não estão em conformidade com:

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." *Fp 4:8

Pensamentos contrários aos padrões bíblicos, quando não resistidos, formam obsessões, que são fortalezas mentais.

"Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá a luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado gera a morte." *Tg 1:5

Neste texto a palavra "cobiça" pode muito bem ser entendida como "OBSESSÃO". A obsessão pode ser tida como um pensamento continuo e intermitente ao mesmo tempo, uma preocupação exagerada.
A Obsessão (Cobiça) tem sua origem nos olhos:

"Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas aos seus olhos." *Pv 6:25

Ainda temos um exemplo em:

"Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela." *Gn 3:3-6

Veja que o pecado de Eva começou nos olhos. Ela gerou a cobiça em seu coração através dos olhos. A obsessão de Eva é clara quando o texto diz "Agradável aos olhos".

O que a Bíblia diz a esse respeito?
Já vimos no nosso Estudo sobre as Portas de Entrada que os olhos são as janelas da alma:

"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! " *Mt 6:22-23

A PORNOGRAFIA é a maior causadora de obsessões sexuais. Através dos olhos, têm-se acesso a mente e nela se constroem fortalezas, através dos pensamentos obsessivos.

"Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim." *Sl 101:3


Vs 25:
"Trocaram a verdade de Deus pela mentira..." NVI

O pensamento obsessivo passa a controlar as decisões que são processadas no campo da VONTADE HUMANA, assim, tais pessoas são compelidas ao pecado pois a VONTADE HUMANA ESTÁ PERVERTIDA.

A Perverssão da VONTADE HUMANA é algo que leva os homens a pecarem:

"15 Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. 19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim." *Rm 7:15-20

Vemos em *I Jo 1:9 diz:
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."

O perdão dos pecados deve ser administrado na nossa mente, trata-se do arrependimento racional, mas a purificação deve ser aplicada em nossa VONTADE, abandono dos vícios e erros através do Sangue de Jesus. (Em breve Estudo sobre Purificação da Vontade).

Vs 26-27:
"26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. 27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro."

Estes versos descrevem a sexualidade pervertida dos viciados sexuais.

Vs 28:
"Disposição mental reporvável..." NVI

Este texto faz referência a um característica de todo viciado sexual: "A poluição mental".
A mente de um viciado Sexual é um verdadeiro pandemônio. Apresenta toda espécie de pensamentos impuros. A poluição mental é a característica que uma pessoa tem de responder a estimulos sexuais (como qualquer outro pensamento impuro) impuros.

A intenção, e a predisposição que uma pessoa possui em relação ao pecado já configura um ato pecaminoso.

" E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem." *Mc 7:20-23. "Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." *Mt 5:28


Vs 29-31:
"29 Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; 30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; 31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;"

Características de viciados sexuais, podendo variar de níveis, dependendo da contaminação;


Digamos sim a pureza sexual (em breve mais estudos).


batalha-espiritual.blogspot.com - O Blog da sua Edificação Espiritual trazendo estudos sobre sexualidade, libertação e Cura.