Lição 10 - TRILOGIA

Trilogia é o estudo do ser humano em seus componentes, sendo eles físicos, psicológicos e espirituais.

De acordo com *I Ts 5:23 o homem é formado por:
“Que o Deus da paz vos santifique em tudo, e que o vosso corpo, alma e espírito sejam conservados e irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”

Vemos, então, três partes bastante divididas:
1. Corpo
2. Alma
3. Espírito


Algumas pessoas acreditam na teoria da dicotomia, que é o homem em duas dimensões:
1. Homem Exterior
2. Homem Interior


Só que existe uma pequena contradição dessa teoria com a Palavra de Deus que diz:
“A Palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que uma espada de dois gumes, penetra até a divisa da alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” *Hb 4:12

Então, percebemos assim existe uma divisão entre alma e espírito, que a dicotomia tanto acredita ser um.

Então passemos ao estudo de cada parte do ser humano:

• CORPO
É a parte física do homem. É a parte onde ele interage com o meio em que habita. É onde estão localizadas as portas de entrada e é tão cobiçado por satanás, pois ele deseja um corpo para se locomover, pois ele não possui habitação, por isso deseja tanto o corpo do ser humano.
Dividido entre os seus sistemas, dentre os quais destacamos:

1. Ósseo
2. Muscular
3. Nervoso
4. Cardiovascular
5. Respiratório
6. Excretor
7. Endócrino
8. Linfático
9. Digestório
10. Reprodutor


Trilhões de células habitam nosso corpo, cada qual com uma função bastante específica no nosso corpo, deve haver uma interação entre cada célula de nosso corpo para que não entremos em colapso. Os demônios tentam por tudo desestabilizar o nosso corpo e podemos perceber a sua presença através de vários fatores que possam vir a interferir em nosso corpo. Mas isso será estudado mais tarde.

• ALMA
É a parte do corpo que é responsável por toda a nossa vivência, é a área do nosso intelecto que estão contidas todas as informações de nossa vida.

Com várias estruturas psicológicas, seu órgão sintetizador é o cérebro, pois é de lá que partem os comandos que interferem no corpo, e na mente, que é uma parte da alma.
A alma do homem é a única fonte de poder do universo fora de Deus, pois é de lá que se processa o livre arbítrio, e é de lá que se toma a decisão de servir ou não à Deus. Por isso existe uma eterna batalha entre o Reino da Luz e o Reino das trevas pela alma do homem.


• ESPÍRITO
É a parte que se comunica com o mundo espiritual. É essa parte do homem que renasce quando a pessoa entrega a sua vida à Jesus. Não é o Espírito Santo, mas sim a parte que se une à Ele ou ao diabo.



Vemos então, que o homem, dentro da Trilogia, tem suas áreas existenciais bastante definidas. Cada um dela responsável pelo corpo, alma ou espírito. E assim, o homem vai seguindo seu caminho rumo à vida eterna, com ou sem Deus.