Sessão do Descarrego (Igreja Universal) - Bíblico ou Pagão?

Sessão do Descarrego - Bíblico ou Pagão?

Nos últimos dias, temos nos deparado com muitas coisas que , no mínimo, podemos considerar "estrahnas" e devemos que alertar o povo de Deus em prol de práticas que sutilmente vêm adentrando a Igreja do Cordeiro.

A Finalidade deste estudo não é, de maneira alguma, ridicularizar, zombar ou destratar a fé dos fiéis desta organização, porém, não podemos deixar "passar" estas práticas que estão sincretizando o Cristianismo com as religiões espíritas Brasileiras e Africanas.


Algo estranho?

Temos o direito de nos indagar se tais práticas procedem? Absolutamente sim!

Deus nos constituiu com o livre-arbítrio e nos fez seres pensantes então temos além de o direito, o dever, de ver se tais coisas procedem.

" Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. " *At 17:11

Vamos analisar então algumas práticas Extra-Bíblicas e seus significados espirituais:

Nas Sessões do Descarrego, comumente encontraremos o tal do Sal Ungido (Muitas vezes é o sal grosso), a famosa Rosa do Descarrego, o Corredor dos Cajados Iluminados, o Cajado de Moisés, a Escada do Sucesso e hoje (absurdamente) o "Ritual do Círculo de Fogo".

Irmãos há algo de errado nisso? Veremos.

Analisando mais a fundo

Temos que fazer uma séria distinção entre atos proféticos legítmos e atos "proféticos" (Que não tem nada de profético):
  1. Um ato profético tem que apresentar bases bíblicas (Mais de uma; Regra da Hermenêutica);
  2. Tem que ser direcionado exclusivamente por Deus;
  3. Não pode ser feito regra doutrinária;
  4. Tem que ser realizado por um profeta (Esse termo que é implícito não é considerado pela maioria das pessoas que saem fazendo esses atos, pastores são pastores, profetas são profetas);
  5. Não pode ser motivo de Sincretismo Religioso;
  6. Não pode contrariar a Bíblia.
A História da Sessão do Descarrego

O fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, o bispo Edir Macedo, antes de ser o que é hoje era fiel da Umbanda que é adepta de práticas que levam o mesmo nome. Por isso, "não se sabe por quais motivos"* (Futuros estudos[para conferir mais veja: http://www.simceros.org/]) Edir Macedo, hoje, se intituland cristão, se envolve e a sua igreja em tamanho sincretismo, por ignorância não é, com certeza, afinal, Edir Macedo é um homem muitíssimo esclarecido culturalmente.

Como Funciona

Toda terça feira encontraremos os pastores da Igreja Universal do Reino de Deus, vestidos de branco, em uma tremenda semelhança com pais de santo (Babalaorixás), tirando "encostos" de uma pessoa, usando para isto alguns "amuletos" como: A Rosa Ungida, O Sal Ungido, o Banho do Descarrego...

Queridos, o sincretismo religioso é altamente condenado pela Palavra de Deus:
"¹²Porque, se dele vos desviardes e vos apegardes ao restante destas nações ainda em vosso meio, e com elas vos aparentardes, e com elas vos misturardes, e elas convosco, ¹³ sabei, certamente, que o SENHOR, vosso Deus, não expulsará mais estas nações de vossa presença, mas vos serão por laço e rede, e açoite às vossas ilhargas, e espinhos aos vossos olhos, até que pereçais nesta boa terra que vos deu o SENHOR, vosso Deus." *Josué 23:12-13

A forma com que a possessão demoníaca é tratada em tais sessões de exorcismo muitas vezes não passa da exploração do subconsciente dos fiéis.

Abaixo está trancrito um texto retirado de um blog ateu (infelizmente procedente):

"O TEATRO DA POSSESSÃO"
Como os pastores empregam técnicas e truques para induzir o fiel a entrar em transe nas sessões de exorcismo
TRILHA SONORA
O tecladista executa melodias leves nos momentos de alusão a bênçãos divinas. Mas, quando o pastor menciona as ações do demônio e de espíritos malignos, ouve-se uma sucessão de acordes pesados, que lembram filmes de terror
ILUMINAÇÃO
Em alguns cultos realizados à noite, os pastores apagam as luzes principais da igreja. Envoltos na penumbra, os fiéis ficam mais sugestionáveis. Os pastores também pedem às pessoas que fechem os olhos
ROTEIRO
Para evocar os demônios, os pastores fazem orações repetitivas. A mente humana tende a aceitar como verdadeiras as frases proferidas sucessivamente, em tom de autoridade e num ambiente emocional
COREOGRAFIA
Os obreiros apertam e balançam a cabeça ou o corpo do fiel em movimentos circulares. A tontura e a falta de apoio no chão são fatores que induzem o transe
FIGURAÇÃO
O burburinho das pessoas rezando e gritando rebaixa os níveis de consciência de fiéis suscetíveis. Quem está no meio de uma multidão é influenciado pelas emoções dos indivíduos ao redor
ADEREÇOS
As igrejas usam símbolos que tocam as emoções dos fiéis. Os pastores incentivam-nos a trazer objetos de valor emotivo como fotografias de parentes, currículos impressos e carteira de trabalho para ser abençoados
SONOPLASTIA
Em algumas igrejas, junto com a música, são reproduzidas gravações de gritos e sons de assombração. Esses ruídos estimulam o inconsciente das pessoas em transe a considerar real aquela manifestação"¹


Irmãos, cremos sim (óbviamente) em possessão demoníaca e em expulsão de demônios, mas a forma que algumas pessoas tratam a ministração de libertação é improcedente.

Alguns amuletos
Na Sessão do Descarrego você irá encontrar inúmeros objetos (amuletos) que são utilizados na ministração, aqui vai uma pequena e triste demonstração deles:


1. No topo da lista temos o "Óleo do Descarrego" (esse aí ainda passa por ser Óleo Ungido [apenas com outro nome]), mas é usado especificamente para descarrego.

  1. 2. Em segundo lugar aparece "O banho do descarrego" (muitas vezes vem do Rio Jordão [Será?]).

3. Há também o cúmulo de usar "Pedras para descarrego".









4. Agora tem o famoso "Sal do Descarrego". Incrivelmente já presenciei um núcleo da IURD jogando sal grosso no chão e fazer o povo passar por cima, o incríevel é que eles ainda apresentam "base bíblica" para tal prática.





5. Temos também a "Rosa do Descarrego" - Segundo os pastores onde a rosa for colocada ele tira o mal. Isso é absurdamente antibíblico.





Mas para terminar não podia faltar o campeão de todos, o MAGNÍFICO:




6. "Sabonete de Arruda do Descarrego" - esse aí, segundo os pastores é para espantar mau olhado e para retirar toda impureza que existe no corpo... Se fosse brincadeira eu não acreditaria.

Caros Irmãos

É incrível a ignorância da maioria do povo de Deus em relação a essas práticas.

A Palavra do Senhor é bastante clara:

"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;" *Marcos 16:17

"Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra," *Filipenses 2:10

"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele." *Atos 10:38

Todo o mal, seja demônio, seja macumbaria ou qualquer feitiço só sai perante o NOME PODEROSO DE JESUS CRISTO, não precisando de nenhum instrumento para operar este poder a não ser nós, os Servos deste Deus.

Não devemos deixar que práticas alheias a Palavra de Deus sejam inseridas na Igreja.

Sincretismo religioso é condenado na Bíblia.

Atos Proféticos existem sim, e devem ser levados em consideração mas sempre devemos nos lembrar que, ATOS PROFÉTICOS SÃO EXCESSÕES E NÃO REGRA.


Bibliografia

¹ - http://embusteiros.blogspot.com/2007/08/tcnicas-de-lavagem-cerebral-usadas_20.html;

  1. Comment by Anônimo on 10 de outubro de 2008 às 14:08  

    acho que isso é uma tremenda inveja,pois tudo que se faz na iurd é bíblico, agora quero que vcs prestem atenção nessa palavra de atos 13:6 - 12
    - vós estais tentando afastar cristãos da fé,tentando colocar dúvida na cabeça das pessoas, e pelo que conheço das escrituras toda palavra de dúvida provem do diabo, por isso eu vos falo ó filhos do diabo, se convertam a para de tentar dividir, a muitas almas tem sido salvas através desse trabalho, eu pergunto quantas almas vcs irão ganhar com essas dúvidas, hipócritas ,fariseus, raça de víboras

  2. Comment by Perfil em Construção! on 10 de outubro de 2008 às 15:33  

    Não estamos aqui para semear dúvidas e nem incertezas... pregamos a verdade:

    "Nada podemos contra a verdade, senão pela verdade" II co 13:8.

    O Senhor a seu tempo desvendará os mistérios dessa organização. Respeitamos os irmãos dessa igreja, mas não consentimos com essas práticas e nem com o evangelho que está sendo pregado lá.

    “Ora, os bereanos eram de caráter mais nobre do que os de Tessalônica, pois eceberam a mensagem com grande avidez, e examinavam todos os dias as Escrituras, para ver se o que Paulo dizia era verdade." Atos 17: 11

    Ainda ficamos com mais um verso:

    “Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo”. I Jo 4:1

    Nosso trabalho aqui não é especificamente ganhar almas, este blog é destinado a Batalha Espiritual e ao mundo espiritual.


    "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
    Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
    Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." Mateus 7:21-23

  3. Comment by Unknown on 23 de outubro de 2008 às 09:02  

    Tá amarrado, vc não sabe o q está falando, ao invés de estar falando mal da iurd vc deveria sair pra ganhar almas q estão sofrendo aí na rua nas mãos dos demônios, falar mal é muito facil agora quero ver vc fazer o mesmo q nos fizemos! Meu filho vai evangelizar ao invés de ficar aí dizendo tolices.
    Que Deus tenha misericórdia da sua alma

  4. Comment by Perfil em Construção! on 23 de outubro de 2008 às 12:03  

    ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
    E esse foi mais um comentário de um membro da IURD...

    "Nada podemos contra a verdade, senão pela verdade" II co 13:8.

    Obs.: Não respondemos mais coisas como: "Vá evangelizar..." leiam nosso perfil e verão que isso nós já fazemos.

    Graça e Paz!!

  5. Comment by Unknown on 30 de julho de 2009 às 23:59  

    Eu sou da IURD, e tipo se vocês não consentem com as praticas ou evagelho que é pregado lá... Amém... isso é a fé de cada uma, nós temos a nossa fé, e vocês tem a de vocês! Amém?!

    Eu só sei que tudo que é feito na Igreja Universal, é pra abençõa... eu minha familia chegamos com nossas vidas destruidas, é foi lá na IURD, atraves da Sessão do Descarrego e de outras reuniões que mudou tudo! Dou graças à Deus, e sou muito agradecida pela IURD, por Deus ter instruido o Bp. Macedo e a equipe de pastores, Que tem abençõado esse Brasil!

    Então, vamos parar com isso porque não vai leva a nada. Cada um com usa fé, Qe Deus vai abençõa.

    Fiquem na fé...

  6. Comment by Anônimo on 23 de julho de 2011 às 01:37  

    Não Julgue aquilo que não conheces e lembres-se a Bíblia foi escrita por um mero ser humano...que es a hipocrisia,a maldade,a ganância,a mediocridade.O homem não pode jamais falar em demônio pq nunca o conheceu e mto menos em inferno pq jamais quem esteve lá voltou para dizer como é. O demônio fantasiado pelos seres humanos nada mais é que seu orgulho,sua vaidade,sua mediocridade,sua maldade,seus ato encrueis. Lembre-se que não existe pecado,esse foram impostos pela igreja..para RETIRAR DINHEIRO de seus fieis por um lugar no paraíso.

  7. Comment by Yasmin Souza. on 18 de setembro de 2011 às 10:13  

    Paz&GRaça querido!
    A IURD trouxe para o mundo evangélico o sincretismo e misticismo. Não quero falar dos fieis que lá estão, mas sim destas 'crenças' que existem nesta igreja a onde não existe base biblica para tal pratica. Acredito que ele tenha tirado isso da umbanda da qual ele era praticante. Não falando que um ex-macumbeiro não possa se converter realmente a Cristo, mas que por estas praticas podemos observar que elas também são existentes na macumba (misticismo.

  8. Comment by Mônica Sousa on 18 de setembro de 2011 às 10:50  

    Olá querido!
    Concordo totalmente com seu post, ameei o seu blog..Você está certo em pregar a verdade bíblica como ela é!
    Queridos e amados membros da IURD e da IMPD, não quero julgar nem criticar a fé de ninguém, mas acredito que dentro de uma igreja que se diz evangélica não pode haver qualquer crença que contrarie a bíblia, como o misticismo que é característico dessas igrejas. Analisando também, como pode o líder maior da igreja ser dono de uma grande emissora e não divulgar a Palavra de Deus? Analisemos todos os programas que são transmitidos por ela e questione-se se estas tais programações trazem alguma edificação espiritual e se elas são atitudes de um líder espiritual? Acaso diz a bíblia que devemos ser praticantes das coisas do mundo? Pelo contrario ela diz que devemos fazer a diferença neste mundo. Como diferenciar estas programações das demais emissoras? Vejamos o programa ‘ legendário ' é uma pura imitação do ' pânico na TV' o qual trás atitudes e palavras que não condizem à moral de um servo e mulheres quase nuas exibindo seus corpos em um apelo sexual. Um líder espiritual não deveria estar promovendo este tipo de conduta sem se preocupar com a vida espiritual dos telespectadores. Sua gravadora que lança CD’S com musicas seculares, ao invés de engrandecer o nome de Deus. Deveria acontecer o contrario, a sua programação deveria ser inteiramente para Deus. Devemos abrir os nossos olhos e analisar quem realmente esta pregando o evangelho.Ao ler seu blog serviu de inspiração para um post no meu blog. Espero que Deus continue lhe abençoando para que você através de sua vida alcance as vidas que o Senhor quer atrair para Si. Paz do Senhor!

  9. Comment by Janiel on 10 de novembro de 2011 às 13:05  

    O interessante é que vocês falam que agente ta errado e que devemos ganhar almas, mais então me explica vocês se vocês estão certo e quais são as bases bíblicas de voes que comprovam o sal grosso e a arruda por exemplo?